Pesquisar neste blogue

Placas de circuito impresso


Uma placa de circuito impresso (PCI), ou Printed Cirtcuit Board em inglês (PCB), consiste numa placa fina feita de material isolante (normalmente de fenolite ou fibra de vidro - ver imagem à direita) coberta por uma camada fina de cobre de um ou dois lados. Através de alguns processos químicos é retirado o cobre ficando somente as pistas de interligação dos componentes.



As placas de circuito impresso são muito utilizadas nos mais diversos tipos de equipamentos possíveis: rádios, televisões, telemóveis, computadores, ratos, impressoras, brinquedos, micro-ondas, aspiradores, lâmpada LED, etc. Na realidade, é muito difícil encontrar um equipamento elétrico/eletrónico que não contenha uma destas placas.


O desenho das placas é feito através de software CAD (Computer Aided Design) e posteriormente transferido para a placa. Após a corrosão do cobre em excesso, é preciso furar, se for o caso disso, e soldar os componentes. Nas placas que existem à venda no mercado todo este processo é produzido industrialmente de forma quase/totalmente automática. Mas, também é possível criar placas de circuito impresso em casa, com uma qualidade próxima da industrial, tal como mostra o vídeo abaixo.


Sem comentários:

Enviar um comentário