Pesquisar neste blogue

O que é uma breadboard?

Uma breadboard, protoboard, matriz de contactos ou placa de ensaio é uma placa com orifícios e ligações condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais.A grande vantagem da placa de ensaio na montagem de circuitos eletrónicos é a facilidade de inserção de componentes, pois não é necessário soldar - deste modo a placa é reutilizável para outros projetos.

O termo breadboard (tábua de pão) vem dos primórdios da eletrónica, quando as pessoas literalmente enfiam pregos ou parafusos em tábuas de madeira nas quais cortam pão para conectar seus circuitos.

Existem placas de ensaio de diversos tamanhos (consequente o número de orifícios também é maior ou menor conforme a dimensão da placa). Deste modo é fácil utilizar uma breadboard com dimensões ajustadas à complexidade do projeto a desenvolver:

A imagem abaixo mostra o funcionamento de uma breadboard:

  • as linhas horizontais formam o barramento de alimentação (neste caso permite a utilização de 2 fontes de energia distintas - estas linhas geralmente são marcadas por linhas vermelhas e azuis ou pretas, com sinais de mais (+) e menos (-), respetivamente).
  • as colunas colunas formam agrupamentos de 5 furos em 5 furos, ou seja, assim que inserirmos um componente em um dos furos, ele estará eletricamente ligado a todos os outros furos daquela coluna.
  • a linha divisória no meio da placa é destinada à utilização de circuitos integrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário