Pesquisar neste blogue

Futuro da comunicação sem fios Bluetooth

bluetooth

Os cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia inovadora com potencial para substituir o Bluetooth. Essa abordagem pioneira utiliza modulação de campo elétrico para transmitir informações em curtas distâncias. Esta tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, mas os pesquisadores andam à procura de parcerias para colaborar na comercialização e produção em massa.

Eles acreditam que, ao ser produzida em larga escala, essa tecnologia poderá ser miniaturizada em um único chip, tornando-se acessível e substituindo o módulo Bluetooth em diversos dispositivos.

Os investigadores ressaltam que essa tecnologia  consome menos energia do que o Bluetooth e velocidades de transferência de dados mais rápidas, aspetos cruciais, especialmente para dispositivos móveis alimentados por baterias.

Outra tecnologia emergente na área da comunicações sem fios é o LI-FI, utiliza luz visível ou infravermelha próxima para transmitir dados. Ao contrário do Wi-Fi, que utiliza ondas de rádio, o Li-Fi usa lâmpadas LED para transmitir dados através do piscar rápido da luz.

Estes avanços prometem revolucionar a forma como nos ligamos e interagimos com nossos dispositivos num futuro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário