Pesquisar neste blogue

Raspberry Pi 5


 Está prestes a ser lançado o mais recente membro da família Raspberry Pi - o Raspberry Pi 5. Este novo modelo traz um aumento de duas a três vezes na velocidade em comparação com o Raspberry Pi 4.


As melhorias começam com o novo Sistema em Chip (SoC) Broadcom BCM2712, equipado com 4 núcleos ARM A76s a 2.4 GHz. Além disso, apresenta melhorias significativas em várias áreas, incluindo um melhor desempenho da RAM, uma eficiência notavelmente superior do núcleo de vídeo, um aumento considerável na capacidade do controlador de Wi-Fi e uma interface de cartão SD mais rápida. Isso resulta em um desempenho global aprimorado e tempos de inicialização mais céleres.

Adicionalmente, o Raspberry Pi 5 suporta a utilização de duas câmaras MIPI e a conexão a duas saídas HDMI com resolução 4K a 60 Hz. Uma das características mais empolgantes é a inclusão do suporte oficial para uma linha PCIe 2.0, o que é particularmente interessante para aqueles que planeiam utilizar o Pi 5 em ambientes de desktop. No entanto, para usufruir deste recurso, os utilizadores deverão adquirir um adaptador PCIe adicional.

É importante notar que, devido ao aumento de desempenho, o Raspberry Pi 5 consome mais energia e gera mais calor em comparação com o seu antecessor, o Pi 4. Portanto, pode ser necessário considerar soluções de refrigeração suplementares. 

O Raspberry Pi 5 estará disponível para compra a partir de outubro de 2023. De acordo com informações divulgadas, o modelo com 4 GB de RAM terá um preço aproximado de $60, enquanto a versão com 8 GB de RAM custará cerca de $80.

Sem comentários: